quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO


Amigos, O NASCIMENTO DE UMA CRIANÇA É UM SINAL DE QUE DEUS AINDA NÃO ESQUECEU DA HUMANIDADE!

Nesta véspera de NATAL, nasce CARLOS AUGUSTO FURTADO MOREIRA FILHO, meus pedidos ao Supremo Criador do Universo, são para que ele venha ao mundo, saudável e seja temente ao seu poder soberano.

E como o único onipotente, onipresente e onisciente, continue a derramar suas bençãos sobre todos nós, nesta festa da cristandade e no ano novo que se avizinha, para que pratiquemos ações e exercitemos os sentimentos: amor, bondade, caridade, dedicação, ética, fraternidade, gentileza, humildade, irmandade, justiça, know-how, lealdade, modéstia, naturalidade, obediência, paciência, quinta-essência, razão, sapiência, transparência, união, verdade, xenofilia e zelo.

São Luís - MA, 23 de dezembro de 2010.

Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira
(98) 8826 4528 - celqopmfurtado@gmail.com












domingo, 12 de dezembro de 2010

AS MINHAS DESPEDIDAS DA BAIXADA OCIDENTAL MARANHENSE






I - ANTECEDENTES

Após 01 (um) ano e 01 (um) mês de esforços desprendidos dia após dia, inicialmente com o objetivo de reduzir os índices de violência e criminalidade que assolavam a Baixada Ocidental Maranhense, para em seguida mantê-los em níveis aceitáveis, proporcionando a tão sonhada sensação de tranqüilidade pública nos vinte e um municípios da região: Alcântara, Apicum Açu, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney, Porto Rico, São Bento, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turilândia e Turiaçu, chegou a hora da partida.

Em 24 de novembro, coincidentemente, data do meu natalício, entreguei o Comando do 10° Batalhão de Polícia Militar “Guardião da Baixada”.

Volto ao passado quando em meados de setembro do ano de 2009, recebi a incumbência do Exm°. Senhor Secretário de Estado da Segurança Pública – Dr. Raimundo Soares Cutrim, para retomar a pacificidade da região, conturbada à época por episódios que ganharam as manchetes internacionais – a destruição da Delegacia Municipal de Serrano do Maranhão (ocorrida em 10 de abril) e a depredação e o incêndio da Delegacia de Polícia de Cururupu (em 27 de agosto), em cujas situações, os fatos se deram após a prisão de homicidas e tentativas de linchamento por parte das populações, com o conseqüente impedimento por bravos policiais, além de uma insistente seqüência de vandalismos, arrombamentos, furtos, roubos, assaltos, agressões, homicídios e outros delitos, os quais colocavam em cheque a segurança pública.

Em uma concorrida solenidade, contando com a presença de destacadas personalidades, no dia 17 de setembro, recebi o Comando do meu antecessor e amigo, Ten Cel QOPM Veríssimo Ferreira Porto, para logo em seguida colocar em prática estratégias visando cumprir tão árdua missão.

As adversidade e intempéries foram sendo superadas, transformando-se em um período áureo. A colocação em prática de uma variada gama de ações, atividades, operações, planos, projetos e programas que foram desenvolvidos efetivamente, beneficiou a sociedade como um todo, bem como o público interno – policiais militares que servem nesta importante Unidade Policial Militar – o 10° BPM.


II - ESTRATÉGIAS

1) Dinamização do Policiamento Ostensivo

a) Mesmo com as dificuldades relacionadas ao efetivo, vários foram os experimentos colocados em prática, destinando um constante efetivo a pé e motorizado na região bancária e comercial de Pinheiro, cobertura de áreas periféricas e em todos os Grupamentos Policiais Militares, os quais propiciaram uma amplitude na área de cobertura policial, presença constante e conseqüente declínio dos índices de violência e criminalidade.

b) Desenvolvimento de ações com as Igrejas, Câmara de Diretores Lojistas – CDL, Centro de Referência e Assistência Social – CREAS, Conselhos Tutelares, Secretarias Municipais, Ministério Público, Comunidades de Pinheiro e outros municípios.

c) Desenvolvimento de operações com os Juizados, Ministérios Públicos, 8ª. Delegacia Regional de Polícia Civil, 5ª. Circunscrição Regional de Trânsito - CIRETRAN e Guardas Municipais, visando o combate ao tráfico de drogas, crimes contra crianças e adolescentes e idosos, disciplinarização do trânsito e do número de festas e eventos.

2) Melhoria da parceria com todos os setores institucionais

As deficiências da Corporação foram superadas com parcerias em todas as esferas: municipais, estaduais e federais de todos os poderes, bem como com os setores empresariais, comerciais e a imprensa local e estadual.

3) Realização de visitas e palestras comunitárias

Desenvolvidas em toda á área do Batalhão, buscou-se uma maior identidade com as comunidades, resultando em confiabilidade e aumento de informações e denúncias privilegiadas.

4) Valorização dos companheiros policiais militares e melhoria das condições de trabalho

a) Instituição de formaturas mensais com instrução, despedidas de companheiros transferidos para reserva remunerada (RR) com entrega de reconhecimento institucional e lembrança da sociedade da Baixada (através da Câmara de Diretores Lojistas = CDL de Pinheiro).

b) Regularidade da prática de educação física às terças e quintas férias, seguindo o calendário da Corporação.

c) Rígido acompanhamento e controle da alimentação com a mudança de “quentinhas” para refeições servidas no próprio Quartel.

d) Viabilização para a melhoria da situação funcional de funcionários civis.

e) Realização do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária em parceria com a Coordenação Estadual de Polícia Comunitária da SESP, na cidade de Mirinzal.

f) Reformas, adaptações e construções no aquartelamento:

(1) Conclusão da residência oficial do Comandante do 10° BPM (em terreno próprio da Instituição em frente ao Quartel), propiciando que o oficial de maior posto do Batalhão (Comandante) fixasse residência familiar.

(2) Revitalização da Garagem de Viaturas do Quartel do 10° BPM, a fim de resguardar as viaturas que não estivessem operando.

(3) Revitalização da Base Caveira do Grupo de Operações Especiais (GOE), melhorando a climatização e construindo uma adequada reserva de armamento e uma garagem para as viaturas especializadas.

(4) Construção do Refeitório do 10° BPM.

g) Melhoria da frota de veículos da UPM depois de reiteradas gestões junto ao Comando da PMMA e Secretaria de Estado da Segurança Pública.

5) Maior assistência ao setor educacional

a) Implantação do GEAPE "Grupo Especial de Apoio às Escolas" em Pinheiro, a fim de prestar um atendimento diferenciado aos envolvidos com o mundo escolar: gestores, corpo docente e discente, funcionários e familiares, bem como a condução de ocorrências policiais no entorno das escolas estaduais e municipais do ensino fundamental e médio.

b) Dinamização do PROERD "Programa Educacional de Resistência às Drogas" com o aumento da oferta nos municípios de Pinheiro, Palmeirândia, São Bento, Bacurituba, Mirinzal, Santa Helena e Turilândia.

6) Instituição de Projetos de grande alcance social

a) Ressocialização de Adolescentes em conflito com a lei através de Medidas Socioeducativas (Prestação de Serviços).

b) Reconhecimento aos parceiros do 10° BPM.

c) 1° CARNAPM "Carnaval para os Policiais Militares", realizado no primeiro final de semana após o reinado de momo.

7) Dinamização e apoio aos Conselhos de Segurança Comunitárias

Instalados em Pinheiro, Mirinzal, Cururupu, Santa Helena, Porto Rico, Cedral, Central do Maranhão, foram criados e aprovados os Estatutos e Regimento Interno, além da instituição de reuniões mensais e constantes reciclagens em parceria com o Ministério Público.

8) Encaminhamento e viabilização para a aprovação do Brasão e Distintivo de Bolso do 10° BPM pelo Comando da Polícia Militar do Maranhão

PROCESSO Nº 038/2009-EMG – Publicado no BG Nº 076, de 27 de abril de 2010. REFERÊNCIA: Ofício nº 39/2009 – GC/10º BPM. OBJETO: Projeto de criação do Brasão do 10º Batalhão de Policia Militar – Pinheiro/MA. PARECER DO EMG. Após analise da documentação constante no Processo nº 038/2009 – EMG, de criação do Brasão do 10º Batalhão da Polícia Militar – Pinheiro/MA, que teve origem com o Oficio nº. 39/2009 – GC/10º BPM, de 09 de dezembro de 2009, encaminhado pelo Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira, o Estado Maior Geral, por unanimidade, concordou com o parecer do relator, aprovando e regulamentando a Criação do Brasão do 10º BPM, da Cidade de Pinheiro e determinando a confecção do distintivo de bolso da referida Unidade. Quartel do Comando Geral em São Luís-MA, 08 de janeiro de 2010. (Ass.) Cel PM Ivaldo Alves Barbosa - Sub Cmt e Chefe do EMG da PMMA. (Ass.) Cel PM José Fernando Torres - Subchefe do EMG da PMMA. (Ass.) Ten Cel PM José Mariano Almeida Neto - Chefe da PM/4. (Ass.) Ten Cel PM Cláudio Roberto de Farias Freitas – Chefe da PM/3. (Ass.) Ten Cel PM Luiz Carlos Quaresma Vale - Ajudante Geral. (Ass.) Ten Cel PM Gonçalo Alves de Sousa - Chefe da PM/1. (Ass.) Ten Cel PM José Ribamar Araújo Vilas Boas - Chefe da PM/2. (Ass.) Maj PM Luís Eduardo Vaz - Chefe da PM/5. DECISÃO DO COMANDANTE GERAL. 1. Publique-se; 2. Dê-se ciência ao interessado. (Ass.) Cel QOPM Franklin Pachêco Silva – Comandante Geral da PMMA. (Extraído da Nota nº 07/2010-EMG, de 22/04/2010)

O Brasão e o Distintivo de Bolso, aprovados se encontram acima (início do artigo).


III – RECONHECIMENTO

À medida que os resultados eram alcançados, o reconhecimento se materializava e conseqüentemente a responsabilidade aumentava, foi assim que durante o nosso comando, recebemos os abaixo transcritos:

a) Moção de Felicitação

MOÇÃO DE FELICITAÇÃO N.° 033/2009. Assunto: Felicitações para com o 10° Batalhão de Policia Militar, Comandante Tenente Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, pela intensificação de policiamento preventivo ostensivo na região. Exmo. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, PARABENIZO o 10° Batalhão através do Comandante Tenente Coronel Furtado, desde sua estada a frente desse Comando vem estendendo operações ostensivas no combate a crimes praticados por meliantes, intensificando abordagens diuturnamente a veículos e transeuntes, a fim de inibir ações criminosas. Ações essas, nos últimos meses vinham aumentando constantemente com diversidade de modalidades, onde deixavam temerosas as famílias pinheirenses. Diante dessa realidade, o Comandante promoveu ações no combate a esses marginais. Essa atitude da integração da policia militar junto a nossa comunidade, proporciona para nossa cidade e região, mais interatividade na segurança, pelo qual esta Casa se junta nessa escalada de contenção a marginalidade. Ante o exposto, ouvido o Plenário e atendidas às formalidades regimentais, REQUEIRO que a presente, seja encaminhada ao Ilmo. Tenente Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, Comandante do 10° Batalhão de Policia, extensivo a toda Corporação. PLENÁRIO DA CÂMARAMUNICIPAL "VER. JOSÉ DE ARIMATÉA NUNES" EM 19 DE NOVEMBRO DE 2009. (Ass.) Oziel Menezes – Vereador. (Publicado no BG Nr 225, de 07 de Dezembro de 2009)

b) Agradecimento

Ao Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira. Os nossos sinceros agradecimentos pelos valiosos ensinamentos deixados a nós através da Palestra “Drogas e Violência” que V. Sia. Nos proporcionou. É com imensa satisfação que lhe enviamos uma representação da avaliação referente a esse momento. Muitíssimo obrigado. Alunos da 8ª. Séries – Escola José Erivan Cordeiro. Pinheiro, 06/10/09. “Proveitosa - inesquecível – ótima – educativa – esclarecedora – maravilhosa – espetacular – participativa – espacial – aprendizagem – conhecimento – interessante – importante – engrandecedora – explicativa – indispensável – exemplar”.

c) Manifestação

CONSEG 1° DP. MANIFESTAÇÃO. Nós membros do CONSEG 1° DP, usando do presente instrumento queremos manifestar publicamente que nos sentimos honrados em colaborar com o TEN CEL QOPM CARLOS AUGUSTO FURTADO MOREIRA, Comandante do 10° Batalhão de Polícia Militar e lhe agradecer pelos relevantes trabalhos desenvolvidos na Região da Baixada, principalmente em nosso município de Pinheiro, nos proporcionando SEGURANÇA com tranqüilidade, através das ações de combate ao crime, usando métodos firmes, responsáveis e a forma educada que desempenha suas atividades juntamente com todos os seus comandados. Muito obrigado, mesmo. CONSEG 1° DP. Pinheiro, MA – Janeiro de 2010.

d) Moção de Agradecimento

CONSEG 1° DP. Autoria: Raimundo Nonato Campos da Silva (Presidente da Comunidade Campo Novo/Pinheiro). Subscrita pelos Presidentes das Comunidades Pólo Campo Novo: Asariel Silva Froz (Comunidade Mais Perto), João Batista Matos (Comunidade Barros), José Raimundo Silva (Comunidade Buriti), Marinaldo dos Santos Rodrigues (Comunidade Viveiros), Raimundo José Ferreira (Comunidade Queimada de João), e Valterlina Araújo Mendonça (Comunidade São Paulo da Chapada), aprovada pela Coordenação do CONSEG. MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E AGRADECIMENTO. Ao TEN CEL CARLOS AUGUSTO FURTADO MOREIRA, pelos bons serviços prestados à nossa Região (Campo Novo), principalmente na área de SEGURANÇA através das ações desempenhadas pela equipe do GOE, através de todos os seus integrantes. Aproveitando a oportunidade nos colocamos a disposição do Coordenador do 1° DP, Sr. Lourenço Domingos Pinheiro no sentido de somarmos nesse processo de integralidade onde SEGURANÇA se promove com o apoio da comunidade. Pinheiro, 21 de janeiro de 2010.

e) Moção de Aplausos

CÂMARA MUNICIPAL DE PINHEIRO. Sede no Palácio do Legislativo Municipal "Desembargador Sarney Costa”. Av. Paulo Ramos. 129 - Centro. Fone: 098xx3381-2986/Fax: 33814596 65200 000 - Pinheiro – Ma. MOCÃO DE APLAUSOS N.° 001/2010. Assunto: Aplausos ao Ilmo. Comandante do 10° Batalhão da Policia Militar Senhor Tenente Coronel CARLOS AUGUSTO FURTADO MOREIRA. Exmo. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Ocorrido em nosso município o período carnavalesco nos dias 12 às 16 de fevereiro, grande festa popular onde reuniu em nossa cidade milhares de pessoas de todo estado do Maranhão e de outros estados. Aproveitamos para APLAUDIR o trabalho no que tange a segurança pública, onde o 10° Batalhão sob o comando do Coronel Furtado conduziu no curso desse período momesco, colocando contingentes de plantão em todo circuito, tanto na sede como na zona rural, em pontos onde foram realizados eventos, dando assim segurança a todos que participavam. Portanto, APLAUDIMOS tais ações através de planejamento aplicado com inteligência em toda circunscrição do município, uma vez que observamos que não ocorreram delitos de grandes proporções. Ante o exposto, REQUEIRO após tramitação regimental que a presente, seja encaminhado ao Ilmo. Senhor Tenente Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, Comandante do 10° Batalhão de Policia Militar, extensivo a todo contingente de policiais que formam esse Batalhão. PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL "VER. JOSÉ DE ARIMATÉA NUNES" EM 22 DE FEVEREIRO DE 2010. (Ass.) Jaelson Souza – Vereador/PV. (Extraído do Ofício nº 001/2010, de 03/03/2010 e publicado no BG Nr 045, de 10 de março de 2010).

f) Mensagens recebidas via E-mail

Após a exoneração do Comando do 10° BPM em 17 de outubro de 2010, a sensação do dever cumprido se materializou pelas mensagens, agradecimentos e reconhecimentos recebidos de uma diversidade de pessoas através de várias formas, registrando-se abaixo as mensagens recebidas via internet no email: celqopmfurtado@gmail.com.
.....................................................................................
Data 1 de novembro de 2010 23:00
Boa noite Comandante,
Boa sorte.
Major Medeiros - jrgimedeiros@ig.com.br
.....................................................................................
Data 2 de novembro de 2010 08:28
Com certeza será uma perda imensa para o 10º BPM, por perder um comandante tão dedicado e consciente do seu papel, muitos lhe rotulam de "Caxias", mas isso se chama Militarismo, outros dizem "Centralizador", mas isso se chama Liderança, e outros também dizem que é muito criterioso (com recursos humanos e materiais), mas isso se chama Gestão, sei que esta deixando o comando com o sentimento de dever cumprido, continue assim a PM precisa do SR.
1° Ten Elzagno Viana dos Santos - elzagno@hotmail.com
.....................................................................................
Data 2 de novembro de 2010 09:31
O agradecimento é da minha parte,
Apesar do pouco tempo no comando do Batalhão e com um jeito durão nas tomadas de decisões, pude perceber no senhor muitas qualidades de um bom gestor, como: Capacidade de organização, persistência na cobrança dos resultados, criativo, eficiente, o bom trato com a mídia e a facilidade de comunicação, força de vontade e além dessas qualidades a sensibilidade de um bom amigo.
Por essas e outras razões é que durante o seu comando o 10º BPM, foi muito respeitado e valorizado.
Desejo-lhe sucesso e muita saúde e que o Senhor nosso Deus guie seus passos durante toda a sua vida.
Valeu Jovem Comandante!!!!!!!!!!!
José Ribamar Dourado (Sgt Dourado/10° BPM) - j.r.dourado@hotmail.com
.....................................................................................
Data 2 de novembro de 2010 10:58
Gostaria de parabenizá-lo pelo sucesso de um trabalho de menos de um ano para a população de Pinheiro, eu sou pinheirense, e como tal e ao mesmo tempo nos meus quase 10 anos de profissional de segurança publica nunca tinha tido um comandante tão preocupado com a população e com a instituição Policial, muito obrigado pela oportunidade de trabalhar com o senhor, um abraço e até a próxima.
Klayson Moreira Bastos (Sd Kleyson/10° BPM) - klayson.bastos@hotmail.com
.....................................................................................
Data 2 de novembro de 2010 11:00
Sr. Ten Cel Furtado!
Conhecendo sua capacidade como profissional e sua habilidade como administrador, tenho a certeza que sua saída será bastante sentida no seio daquela sociedade. Quero parabenizar-lhe pela sua excelente administração e desejar sucesso na próxima missão. Que Deus continue iluminando seu caminho. Um forte abraço!
DINIZ VASCONCELOS VASCONCELOS (Maj Diniz) - dinizvasconcelos@yahoo.com.br
.....................................................................................
Data 2 de novembro de 2010 14:56
QUERIDO E RESPEITÁVEL TC FURTADO,
COMPANHEIRO, SE ASSIM ME PERMITIR, GOSTARIA DE ME CONGRALULAR COM V. EXª, PARABENIZÁ-LO PELO VOSSO HONROSO (NÃO PODERIA SER DIFERENTE) COMANDO NA NOSSA REGIÃO SOFRIDA DA BAIXADA, DA QUAL SOU ORIUNDO;
TENHO CERTEZA QUE OS BONS FRUTOS SEMPRE SERÃO COLHIDOS, NÃO IMPORTANDO O TAMANHO, O TEMPO DE PLANTIO E AS "PRAGAS" QUE DÃO NAS ÁRVORES;
TENDO A CERTEZA E A COINCIÊNCIA DE QUE V. EXª SE DEDICOU A NOSSA CIDADE DE PINHEIRO E REGIÃO. LAMENTAMOS O VICIOSO ROMPER DE UMA AURORA QUE SO AUFERE AS RELAÇÕES HOSTIS DE NOSSA AINDA BRIOSA PMMA.
QUE DEUS VOS ABENÇÕE, SEI E TALVEZ SEJA O MAIOR ALUNO DESSA ESCOLA CRUEL, QUANDO COMADEI E FUI ARRANCADO DE UM COMANDO NO INTERIOR!
QUE DEUS ILUMINE MAIS AINDA O CORAÇÃO E A MENTE DOS NOSSOS ALGOZES DA VIDA. SOMOS MAIORES QUE ELES.
DO AMIGO DE TODAS AS HORAS:
CAP TRINTA JUNIOR (APAIXONADO PELA PMMA) - trintajunior@bol.com.br
.....................................................................................
Data 2 de novembro de 2010 23:07
Sinta-se fortalecido e com a sensação de missão cumprida. Em nossa profissão a alternância deve ser vista como oxigenação e preparação para novos desafios. Felicidades na futura função.
ADECIO LUIS VIEIRA (Coronel Adécio) - adecio.vieira@gmail.com
.....................................................................................
Data 2 de novembro de 2010 23:16
Cel, Boa noite!
Desejo ao Senhor muito sucesso nas missões vindouras, já que esta é a sua marca por onde tem passado.
Att. Luis Manoel da Silva (Maj PM Luis) - luis-lms@hotmail.com
.....................................................................................
Data 5 de novembro de 2010 19:59
Meu amigo o poder faz. Mais muitos que dele se ocupam fazem, mas às vezes, atropelando a Lei, a ética e muitos outros princípios que devem total obediência.
Mas continue com a cabeça erguida, não olhe o passado, tire proveito dessas situações e amanhã será outro dia...
Francisco Melo da Silva (Cel Melo) - francomelosilva@hotmail.com
.....................................................................................
Data 8 de novembro de 2010 22:19
Prezado amigo, no ensejo parabenizo pelo excelente trabalho realizado frente ao 10º BPM, sua jornada na PMMA, o período compartilhado no CSP e os resultados apresentados durante seu comando ratificam sua capacidade profissional, certamente outra missão de igual ou maior importância lhe está reservada, pois um oficial do seu quilate jamais poderá ser ignorado. Felicidade e permanente disponibilidade.
Laércio Bueno (Ten Cel Ozório) - entreternimento@ig.com.br
.....................................................................................
Data 13 de novembro de 2010 12:59
Parabéns ao amigo pelo excelente desempenho e exemplo de dignidade durante o período de comando do 10 BPM. Incontáveis foram os elogios que ouvi dos policiais que visitaram Pinheiro e região. A mudança de postura da unidade sempre nos foi relatado o que dignifica a passagem do companheiro na região. Um abraço
Jose Mariano Almeida Neto (TC Mariano Neto) - jmarianoneto@yahoo.com.br
.....................................................................................

g) Mensagens recebidas via facebook

As mensagens abaixo foram recebidas via internet através do site www.facebook.com.br:

Liliana Saraiva de Oliveira (AGU). O importante é a certeza do dever cumprido e acreditar sempre que dias melhores virão!!! Um grande abraço. 30 de outubro às 17:05
.....................................................................................
Cap Marcos Giovani Abreu. Oxalá se eu pudesse escrever tudo o que penso aqui ao vislumbrar essa notícia. Um dia quem sabe teremos esse direito e muitos outros respeitados. Mas dias melhores virão na fé em Deus! Boa sorte! Seu amigo Cap Marcos Giovani. 30 de outubro às 22:02
.....................................................................................
Vlademir José de Assis Sucesso amigo! 31 de outubro às 11:38
.....................................................................................
Cap Raimundo Freire. Nada é para sempre. Deus sempre guarda o melhor. Cabeça erguida e dignidade intacta é apanágio dos nobres. Em política o comando nem sempre cabe ao mais digno e competente, muita das vezes cabe aos ratos que serão lembrados apenas nos porões da história. Paz e luz meu irmão. 31 de outubro às 16:41
.....................................................................................
Claudinha Gomes Chefe, boa noite! Eu imagino quão grande seja a decepção daquela população. Conheci muitas pessoas que gostavam do seu trabalho lá. Mas, como disse o poeta: "Tudo no mundo é frágil, tudo passa!" De tudo, tenho certeza que onde o senhor estiver desempenhando suas atividades, estará dando o melhor de si. Um forte abraço e agradecerei sempre o seu auxílio naquele ‘longo e tenebroso inverno’ da minha vida! Fique com deus! 01 de novembro às 21:48
.....................................................................................
St Firmino Filho Sá. Com toda essa jovialidade, esqueça os 05 (cinco) meses! a PMMA só terá a ganhar com vossa permanência por um puco mais de tempo. 05 de novembro às 15:34
.....................................................................................
Thatiana Rodrigues Mozão...existem determinados fatos em nossas vidas que as vezes não conseguimos entender, Deus ecreve certo por linhas tortas, tenho certeza que o próximo destino será para um bem maior. Lembra do meu caso da prefeitura de Vitorinio, pois é, quando não agrupamos com a falta de carater e desonestidade, ou coisas do genero sempre podemos esperar tudo, mas enfim, onde vc for fará um bom trabalho, outras comunidades mais carentes esperam por vcs. AMO VCS MEUS QUERIDO. BEIJOS. 14 de novembro às 11:54
.....................................................................................

h) Diploma: Amigo e Colaborador da Guarda Municipal

Conferimos o presente Diploma ao ILM°. TEN CEL QOPM CARLOS AUGUSTO FURTADO MOREIRA, Chefe do estado Maior do CPA-I/4, da Polícia Militar do maranhão, em reconhecimento as suas ações de apoio e trabalho conjunto com esta Guarda Municipal, na melhoria da Segurança Pública de nossa Cidade. Pinheiro - MA, 15 de novembro de 2010. Assina: JOSÉ FRANCISCO PEREIRA – SUB TEN PM R/R – COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL.

i) Moção de Agradecimento N° 001/2010

Do: Comando da Guarda Municipal de Pinheiro-MA. Ao: Ilm° Sr. Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira. Assunto: Moção de Agradecimento. Sr. Comandante, este comando só tem muitíssimo a agradecer vossa senhoria pelo apoio incondicional e incontestável, pelo zelo e carinho que tens por nossa Corporação. Sabemos que a sua contribuição nesta cidade pela segurança e manutenção da ordem pública, fora muito importante a nossa população e engrandecimento da nossa instituição. Fica aqui registrado, os agradecimentos respeitosos, nossa consideração e admiração de todos que integram esta Corporação. Somos sabedores do seu potencial e que onde quer que vá, serás sempre um vencedor. Nosso muito obrigado! Pinheiro-MA, 24 novembro de 2010. José Francisco Pereira - Subten PM R/R. Comandante da Guarda Municipal.

j) Placa da Câmara Municipal de São Bento.

Câmara Municipal de São Bento homenageia o Sr. Carlos Augusto Furtado Moreira pelos relevantes serviços prestados na área da segurança de nosso município. Iraney Rodrigues Trinta – Presidente, Maria de Nazaré Nogueira – Vice Presidente, Emanuel Brito Farias – 1° Secretário.

l) Cidadão São-Bentuense

Estado do Maranhão. Câmara Municipal de São Bento. A Câmara Municipal de São Bento, através da resolução N° 01/2010 por indicação do vereador presidente IRANEY ANTÔNIO RODRIGUES TRINTA outorga o título Cidadão São-Bentuense ao senhor Carlos Augusto Furtado Moreira, pelos relevantes serviços prestados ao município de São Bento. São Bento, 16 de dezembro de 2010. Iraney Antônio Rodrigues Trinta. Presidente.


IV - CONCLUSÃO

A atuação, empenho, esforço, abnegação e dedicação da tropa do 10° BPM na esfera de suas atribuições foram de fundamental importância para a consecução dos objetivos planejados e alcançados, razão pela qual a Unidade passou a ser mais respeitada, considerada e admirada pelas autoridades constituídas, imprensa e pela sociedade.

Destarte, registro os meus mais sinceros agradecimentos aos companheiros policiais militares do “Guardião da Baixada” que sacrificando quando se fez necessário, seus momentos de folgas, férias e licenças prêmio, bem como o convívio com as suas digníssimas famílias, para doarem o melhor de si para a sociedade da Baixada Ocidental Maranhense, assim, enalteço todos os meus comandados representado pelos PMs abaixo com quem convivi mais amiúde.

Oficiais:

Maj QOPM Raimundo Martins Oliveira, Maj QOPM Dário Bertoldo Pinheiro, Cap QOPM Robson Cláudio Martins, Cap QOPM Magno César Martins Soares, Cap QOPM Fábio Araújo de Carvalho, Cap QOPM Benilton Menezes de Souza, 1º Ten QOPM Senilson Lima da Silva, 1º Ten QOPM Wellington Rodrigues Veras, 1º Ten QOPM Arden Barbosa de Lima, 2° Ten QOPM Gustavo Soares Almeida e 2° Ten QOPM Rafael Teixeira da Silva.

Praças:

1° Sgt PM N° 369/86 José Ribamar Dourado, 2º Sgt PM N° 375/86 José Raimundo Andrade Rodrigues, 3º Sgt PM Nº 370/86 José Pedro Campos Aroucha, 3° SGT PM N° 858/93 Francisco Silva Filho, 3º SGT PM Nº 394/80 Daniel de Jesus Pinheiro, 3º SGT PM Nº 387/86 Carlos Roberto Cardoso Costa, 3º SGT PM Nº 400/87 Benedito Carlos Lemos Álvares, Cabos PMs N°s 395/86 Domingos Pinheiro Vale e N° 322/93 José Ribamar Guterres Viegas, Soldados PMs N°s 743/93 Carlos Magno Carvalho Cantanhêde, 207/01 Alex José Santos Cantanhede, 359/01 Klayson Moreira Bastos, 313/02 Zeus Ryan Torres Silva, 198/07 Hélina Maiane Ribeiro Pessoa, 468/07 Gladson da Hora Fonseca, 745/07 Pedro Maciel Capuchu Ferreira e a Ex-Sd PM N° 744/07 Alessandra de Jesus Mendes.

Funcionários Civis:

Sra. Suelene Assunção Pachêco Farias e Alessandro Costa (Galo Goy).

Por outro lado o apoio, a confiança e o estímulo de personalidades nos municípios completaram esse conjunto de esforços que culminou com as conquistas já elencadas:

Autoridades Judiciárias:

Pinheiro: Juiz Anderson Sobral de Asevedo (Diretor do Fórum e 1ª. Vara) e Juiz Júlio César Lima Praseres (2ª. Vara); Bacuri: Juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca; Bequimão: Juiz Fernando Jorge Pereira; Cedral: Juíza Marcela Santana Lobo; Guimarães: Juiz Ângelo Antonio Alencar dos Santos; Mirinzal: Juiz Paulo de Assis Ribeiro; Turiaçu: Juiz Luiz Carlos Licar Pereira Sousa.

Ministério Público:

Pinheiro: Prom. Geraulides M. Costa (1ª. Vara) e Prom. Alineide Martins Rabelo Costa (2ª. Vara); Bacuri: Prom. Thiago Cerqueira Fonseca; Cururupu: Prom. Francisco de Assis Silva Filho; São Bento: Prom. Celso Coutinho Filho (ex-titular); Turiaçu: Prom. Aline Silva Albuquerque.

Prefeitos Municipais:

Pinheiro: José Arlindo Silva Sousa; Alcântara: Raimundo Soares do Nascimento; Apicum Açu: Sebastião Lopes Monteiro (Cecé); Bacurituba: Filomena Ribeiro Barros (Filuca); Bequimão: Bel. Antônio Diniz; Central do Maranhão: Iran Monteiro Costa; Cururupu: José Francisco Pestana; Guimarães: Pe. William Guimarães da Silva; Mirinzal: Ivaldo Almeida Ferreira (Brasil); Palmeirândia: Cel Eliberto Barros Mendes; Pedro do Rosário: José Arnold Silva Borges; Peri Mirim: Afonso Pereira Lopes; Presidente Sarney: Bel. Edson Chagas; Santa Helena: Helena Pavão; São Bento: Luizinho Barros; Turiaçu: Costinha.

Vereadores:

Pinheiro: Conceição de Maria Ferreira Silva “Concita de Luís Pajé”, Carlos Alberto Soares Reis “Beto do Ribão”, Gilmar Soares, Oziel Abreu Menezes, Antonio Florêncio Ribeiro, Jaelson Pereira Sousa, Enesio Vitorino Ribeiro e Stélio Cordeiro; Apicum Açu: Demetrio Costa (Pres. Câmara Municipal); Cedral: Luís de Morais Pacífico de Sousa (Pres. Câmara Municipal); Central do Maranhão: Valter Costa (Pres. Câmara Municipal); Cururupu: Orlando Belém (Vice Pres. Câmara Municipal) e João Batista Carvalhal Miranda; Mirinzal: Hernade Bandeira Trindade (Pres. Câmara Municipal); Palmeirândia: Edson Luis Souza Costa “Edinho” (Pres. Câmara Municipal); Presidente Sarney: Wallace James Chagas, Orlando e Uberlan Silva Maramaldo; São Bento: Iraney Antonio Rodrigues Trinta (Pres. Câmara Municipal); Santa Helena: Antonio Lourenço Abreu “Capim Gordura” (Pres. Câmara Municipal) e Francisco das Chagas Oliveira Marques; Serrano do Maranhão: Hermínio Pereira Gomes Filho (Pres. Câmara Municipal e Ex-Prefeito).

Autoridades Eclesiásticas:

Pinheiro: Bispo Diocesano de Pinheiro - Don Ricardo Pedro Páglia, Pastor da Igreja Assembléia de Deus - José Arcângelo Costa Lobato (também Superintendente Municipal de Trânsito de Pinheiro), Padre Benedito Estrela (também jornalista da TV Rede Vida), Padre João Luís Mancini (também Chefe de Gabinete da PMP); Santa Helena: Pr. Daniel Elias da Silva.

Imprensa:

Pinheiro: - Sistema Pericumã Rádio e TV Josevaldo Pereira “Coronel”, Paulo Castro Neto “Paulinho Castro”, Arlindo Roberto, Nonato, Laércio Júnior, Riba Diniz e Ygor Mineiro; - Rede TV “Canal 07” João Raimundo Morais (também Secretário Municipal de Governo de Pinheiro), Herasmo Leite e Wellington Seigo; - Rádio Cultura Jornalista Batista Peixoto (também Rádio Mirante AM); Cururupu: J. Canavieira, Cláudio (Rádio Alvorada FM).

CONSEG:

Pinheiro: 1° DP - Lourenço Domingos Pinheiro (Lorde) e do 2º DP - Lindalva de Jesus Lopes Furtado.

Secretários Municipais e Assessores:

Pinheiro: José Ribamar Ribeiro Dias “Ribinha” (Educação), Dilena de Jesus Lima Diniz (Assistência Social), Edinildo dos Santos Soares Rodrigues (Infra Estrutura e também Vereador Municipal), Sheila Lima Silva (Saúde), Adimar Ferreira Mineiro (Secretário da Cultura, Esportes e Lazer), Clemente Melo Neto “Pará” (Sub Infra Estrutura), Rosyléia Joana Melo Pacheco (Assistente Social CREAS), St José Francisco Pereira (Cmt Guarda Municipal), Raimundo Celeno de Araújo “DUCA” (Coordenador de Limpeza Pública), Marx Bezerra Scala (Presidente da JARI); Apicum Açu: Lauro Gabina C. Moura Transportes); Bacurituba: Sebastião Prado Costa “Siba” (Assessor Especial); Pedro do Rosário: Raimundo Antonio Silva Borges (Infra Estrutura); São Bento: Rubemar de Jesus Rodrigues Sousa (Administração), Vanda Diniz Barros (Cultura), Reginaldo Câmara (Cmt Guarda Municipal); Santa Helena: Jorge Pavão (Assessor Especial) e Ilmar; Serrano do Maranhão: Walter Cavalcante Filho (Administração) e César do PT (Assessor da Presidência da Assembléia Legislativa).

Segurança Pública:

Pinheiro: Bacharéis Laura Amélia Barbosa (Delegada Geral), Márcio Teixeira, Cláudio Santos Barros, Geraldo das Mercês Martins (ex Del. Geral); Mirinzal: Bel. José Edmilson Silva “Saholin”; Peri Mirim: Inv. Sidney César Moraes Araújo; São Bento: Bel. Sindonis Cruz.
8° GBM - Maj QOCBM Sebastiane e Maj QOCBM Raimundo Carvalho Guterres Júnior.
Empresários:

Pinheiro: Kleber Babú, Benedito Vieira e Edson Wanderley (Presidente da Câmara de Diretores Lojistas).

Meus sinceros agradecimentos e que DEUS nos abençoe.

São Luís-MA, 11 de dezembro de 2010.

Ten Cel QOPM Carlos Augusto Furtado Moreira
Chefe do Estado Maior do CPA-I/4
(98) 8826 4528 – ceqopmfurtado@gmail.comhttps://www.celqopmfurtado.blogspot.com

CONSELHO PARA UM AMIGO EM CONFLITO CONJUGAL

Se você se permitiu iniciar a um novo relacionamento conjugal, após um outro desfeito, unindo-se em matrimônio e algum tempo depois, inicia ...